Post Lancamento Carta Belmonte

Belmonte recebe edição fac-similada da Carta de Pêro Vaz de Caminha

A Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), em parceria com a Câmara Municipal de Belmonte e a editora Caleidoscópio, apresentou oficialmente a edição fac-similada da histórica Carta de Pêro Vaz de Caminha, documento que relata a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral em 1500.

Esta edição, fruto de um rigoroso trabalho de estudo e investigação realizado pelo Professor João José Alves Dias, é uma réplica fiel do manuscrito original, preservado na Torre do Tombo e reconhecido pela UNESCO como “Memória do Mundo”. Com mil exemplares numerados e autenticados, a obra inclui a tradução para português contemporâneo, tornando acessível a leitura deste documento fundamental da história luso-brasileira.

Depois de apresentada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, no passado dia 21 de outubro, é a vez de Belmonte receber esta obra no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, pelas 18horas, reforçando assim a ligação histórica da região ao legado das descobertas portuguesas.

A cerimónia contará ainda com um momento musical protagonizado pela Orquestra Sem Fronteiras, sublinhando o carácter simbólico e cultural do evento.

Segundo António Dias Rocha, esta obra “lança um novo olhar sobre a chegada do mais ilustre belmontense a terras de Vera Cruz” e representa “um gesto de cidadania cultural que promove o conhecimento do passado para melhor compreender o presente e construir o futuro”.