A Terra Treme 5 Novemnro 2025

Belmonte participou em mais uma edição do exercício nacional “A Terra Treme”

Às 11h05, o Concelho de Belmonte juntou-se ao resto do país para participar na edição do exercício nacional “A Terra Treme”, promovido pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Este exercício público de sensibilização para o risco sísmico teve como objetivo principal capacitar as pessoas para saberem como agir antes, durante e depois de um sismo.
Durante um minuto, os participantes foram convidados a executar os três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar. A iniciativa decorreu em diversos locais do concelho, incluindo escolas e instituições públicas, com destaque para a participação ativa da comunidade escolar, que se envolveu em simulações e atividades educativas.

O exercício coincidiu com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, reforçando a importância da preparação coletiva face a catástrofes naturais.

A ANEPC sublinha que “A Terra Treme” é um ato de cidadania, incentivando todos os setores da sociedade a envolverem-se na promoção da segurança e da proteção civil. A participação pode ser feita individualmente ou em grupo, e o registo está disponível no site oficial do exercício: www.aterratreme.pt.