
População: 3539 habitantes (2021)
Dista da Sede de Concelho: 800m
Área: 27,32 km²
Orago: São Tiago e Nossa Senhora da Esperança
Festividades
Dia do Concelho de Belmonte - 26 de Abril
Dia da Freguesia de Belmonte - Julho
Feira Medieval - Agosto
Colectividades
Associação Amigos da Estação de Belmonte
Associação de Caça e Pesca do Concelho de Belmonte
Associação Desportiva de Belmonte
Banda de Musica de Belmonte
Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral
União Desportiva de Belmonte
Património
Castelo de Belmonte
Igreja de São Tiago e Panteão dos Cabrais
Capelas de Santo António e Calvário
Antigo Paços do Concelho
Praça do Pelourinho
Sinagoga
Antiga Judiaria
Solar dos Cabrais (Atual Biblioteca Municipal)
Tulha (Atual Ecomuseu do Zêzere)
Villa da Quinta da Fórnea
Brasão
Escudo de verde, uma prensa antiga de prata, acompanhada nos flancos de dois ramos de oliveira de ouro, frutados e realçados de negro, chefe de prata, carregado de duas cabras de púrpura, a da dextra volvida em cortesia. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas: “ BELMONTE “
Bandeira
Esquartelada de verde e amarelo. Cordões e borlas de ouro e verde. Haste e lança de ouro.
Notas Históricas
A União de Freguesias foi constituída em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, pela agregação das antigas freguesias de Belmonte e Colmeal da Torre e tem a sede em Belmonte.
Na prática, reconstitui, sob outra designação, o território da freguesia de Belmonte antes do decreto de 1949 que criou a freguesia de Colmeal da Torre.
Belmonte:
Os vestígios mais antigos da presença humana no concelho remontam à Pré-história, no entanto são da época romana o maior número de testemunhos dessa presença.
A importância de Belmonte no contexto da História de Portugal releva da Idade Média, tendo-lhe sido concedida Carta de Foral em 1199 por D. Sancho I, que quereria “povoar e restaurar”, assegurando, desta forma, o controlo político da região para a Coroa Portuguesa. Simultaneamente, e uma vez que se tratava de uma zona de fronteira com o Reino de Leão, iniciava-se a construção de reduto fortificado que nos finais do século XIII, a pedido do Bispo de Coimbra, a cujo senhorio pertencia, é transformado em castelo, sendo então construída a Torre de Menagem.










